A importância de seguir uma triagem durante o detox organizacional
Quando decidimos fazer um detox organizacional, uma técnica essencial é a triagem, que pode ser aplicada a todos os tipos de objetos que você encontrar pela casa, independentemente do cômodo em que esteja realizando a retirada de excessos. Desde utensílios de cozinha e ferramentas até suas roupas, todos esses itens podem passar por uma avaliação criteriosa.
- Preparação para a Triagem
Para realizar essa tarefa, você precisará de itens disponíveis em sua casa, como caixas, baldes ou sacos de lixo. Esses recipientes irão te auxiliar ao longo do processo de detox. Identifique-os em três fases para guiar a triagem:
- O que vai manter
- O que necessita de reparos
- O que será desapegado (desapegar não significa necssariamente jogar no lixo lixo.)
- Categorias de Objetos
Agora, vamos categorizar em três tipos os itens que você irá manter:
- Utilidade: Objetos que facilitam tarefas e nos colocam mais no controle das situações.
- Identidade: Objetos que nos ajudam a identificar quem somos e que dizem algo sobre nós.
- Conforto e sensação de segurança: Itens que nos fazem sentir à vontade, que transformam a casa em um lar e nos transportam para memórias agradáveis.
Vamos, então, para mais quatro categorias:
- Não Utilizados: Aquela panela nova que você comprou para substituir a antiga, mas que nunca chegou a usar porque decidiu que seu arroz e a panela antiga são uma dupla inseparável.
- Indesejados: Louças herdadas da “vovó”, o quadro de cartão postal de artesanato que sua tia te trouxe de uma praia que você nem sabe onde fica.
- Não Amados: Itens que você é indiferente à existência, esquecidos no fundo de gavetas e caixas, como sacolas de brindes de eventos.
- Não Decididos: Aquele projeto de “Faça Você Mesmo” que você se empolgou, mas está parado há meses na mesa da sala; aquela calça jeans esperando ir para a costureira para fazer a barra.
- O Momento de Dizer “Tchau”
Além de embalagens e sujeiras, também entram aqui produtos e alimentos vencidos, objetos quebrados e sem conserto, manuais de uso que nunca serão lidos e peças perdidas de algo que você nunca descobrirá para que servem.
Vale ressaltar que, de alguma forma, quase tudo pode ser doado. Se algo não cabe em nenhuma das opções acima, deve ir para o lixo, seja comum, reciclável ou outro destino correto, como pilhas velhas e medicamentos vencidos.
- Conclusão
Agora que você já sabe identificar o que precisa ser retirado de uma casa, fica mais fácil aplicar um diagnóstico semelhante em relação à desintoxicação pessoal, seguindo uma triagem emocional.
Vimos aqui várias formas de identificar o “lixo” acumulado em nossa casa física e como é possível se liberar desses itens com a abordagem correta. Mas, também quero ressaltar uma área da nossa vida chamada emoções e pensamentos, que muitas vezes são identificados através de ações não gerenciadas, transformando-se em atitudes desequilibradas em relação a si mesmo e aos outros.
A Bíblia nos ensina sobre essa questão: “Quem recebe bem a disciplina conhece o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha a si e aos outros.” (Provérbios 10:17)
Ivanete Jesus
Personal Organizer