Você está visualizando atualmente Como viver de acordo com a vontade de Deus?

Como viver de acordo com a vontade de Deus?

O poder da obediência, da submissão e da dependência em Deus para viver de acordo com Sua vontade

Introdução

A obediência, a submissão e a dependência em Deus são atitudes que demonstram o nosso amor, a nossa fé e o nosso compromisso com Ele e com Sua vontade. A Bíblia nos ensina que Deus é soberano, sábio e bom, e que Ele tem um plano perfeito para cada um de nós.

Quando obedecemos, nos submetemos e dependemos de Deus, estamos reconhecendo o seu senhorio, a sua autoridade e a sua provisão em nossas vidas.

Também estamos abrindo mão do nosso orgulho, da nossa vontade própria e da nossa confiança em nós mesmos, que são obstáculos para a nossa comunhão com Deus.

O que a Bíblia nos ensina sobre a obediência, a submissão e a dependência em Deus

A Bíblia está repleta de exemplos e ensinamentos sobre a obediência, a submissão e a dependência em Deus. Vejamos alguns deles:

  • Abraão obedeceu a Deus quando Ele lhe pediu para sair da sua terra e ir para um lugar que Ele lhe mostraria. Abraão também se dispôs a sacrificar o seu filho Isaque, confiando que Deus cumpriria a sua promessa de fazer dele uma grande nação. Por causa da sua obediência, Abraão foi chamado de amigo de Deus e pai da fé (Gênesis 12:1-4; 22:1-18; Hebreus 11:8-19).

  • José se submeteu a Deus quando foi vendido como escravo pelos seus irmãos e levado para o Egito. José também se manteve fiel a Deus quando foi tentado pela esposa de Potifar e quando foi injustamente preso. Deus abençoou José e o colocou em uma posição de autoridade e influência no Egito, para preservar a sua família e o seu povo durante uma grande fome (Gênesis 37; 39-50).

  • Moisés dependeu de Deus quando Ele o chamou para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Moisés reconheceu a sua incapacidade e a sua fraqueza, mas confiou no poder e na promessa de Deus. Deus usou Moisés para realizar grandes milagres e para conduzir o seu povo pelo deserto até a terra prometida (Êxodo 3-14; Números 20:7-12; Deuteronômio 34:10-12).

  • Jesus Cristo foi o maior exemplo de obediência, submissão e dependência em Deus. Ele veio ao mundo para cumprir a vontade do Pai, que era morrer na cruz pelos nossos pecados e ressuscitar ao terceiro dia. Jesus se humilhou, se esvaziou e se entregou por amor a Deus e a nós. Ele disse: “Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Ele também orou: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42). Jesus dependia totalmente do Pai e do Espírito Santo em seu ministério, em suas tentações e em seus sofrimentos (Filipenses 2:5-11; Hebreus 5:7-9; 1 Pedro 2:21-25).

  • Os apóstolos e os primeiros cristãos obedeceram, se submeteram e dependeram de Deus na pregação do evangelho, na fundação da igreja e na perseverança diante das perseguições. Eles foram guiados, capacitados e consolados pelo Espírito Santo, que lhes deu ousadia, sabedoria e alegria. Eles testemunharam o poder de Deus em suas vidas e em suas missões, e glorificaram a Deus com seus frutos e seus sofrimentos (Atos 1:8; 4:23-31; 5:29-32; 9:15-16; 16:25-34; 2 Coríntios 4:7-18; 12:7-10; Filipenses 1:12-21; 4:10-13; Colossenses 1:24-29).

O que Deus espera de nós em relação à obediência, à submissão e à dependência em Deus

Deus espera de nós que sejamos obedientes, submissos e dependentes dele em todas as áreas e circunstâncias da nossa vida. Ele espera que nós:

  • Amemos a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de toda a nossa mente e de todas as nossas forças, e que amemos o nosso próximo como a nós mesmos. Esse é o maior mandamento e resume toda a lei e os profetas (Mateus 22:34-40).
    Guardemos os seus mandamentos, que são para o nosso bem e para a nossa felicidade. Deus nos deu a sua Palavra para nos instruir, nos corrigir, nos ensinar e nos equipar para toda boa obra. A sua Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Deuteronômio 10:12-13; Salmo 119:105; 2 Timóteo 3:16-17).

  • Andemos no Espírito, que é o nosso conselheiro, o nosso consolador, o nosso selo e o nosso penhor. O Espírito nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Ele nos regenera, nos santifica, nos capacita e nos dá os seus frutos e os seus dons. Ele nos revela a verdade e nos faz lembrar das palavras de Jesus (João 14:15-26; 16:7-15; Romanos 8:1-17; Gálatas 5:16-26; Efésios 1:13-14; 4:30; 5:18).

  • Busquemos em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, confiando que ele suprirá todas as nossas necessidades. Deus é o nosso Pai celestial, que sabe o que precisamos e que cuida de nós. Ele nos convida a lançar sobre ele todas as nossas ansiedades, porque ele tem cuidado de nós. Ele nos ensina a orar, a pedir, a buscar e a bater, e nos promete que ele nos ouvirá e nos responderá (Mateus 6:25-34; 7:7-11; Filipenses 4:6-7; 1 Pedro 5:6-7).

  • Sigamos o exemplo de Jesus, que é o nosso mestre, o nosso salvador, o nosso senhor e o nosso amigo. Ele nos chamou para sermos seus discípulos, para negarmos a nós mesmos, para tomarmos a nossa cruz e para seguirmos os seus passos. Ele nos deu o seu exemplo de amor, de humildade, de serviço, de obediência, de fidelidade e de sacrifício. Ele nos deu o seu mandamento de amarmos uns aos outros como ele nos amou. Ele nos deu a sua missão de fazermos discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a guardar tudo o que ele nos ordenou. Ele nos deu a sua promessa de estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 10:38; 28:18-20; João 13:1-17; 15:9-17; 1 João 2:6; 3:16).

Conclusão

A obediência, a submissão e a dependência em Deus são marcas de um verdadeiro cristão, que ama a Deus e deseja agradá-lo em tudo. Essas atitudes não são fáceis nem naturais, mas são possíveis e necessárias pela graça de Deus e pelo poder do Espírito Santo.

Quando obedecemos, nos submetemos e dependemos de Deus, estamos vivendo de acordo com o seu propósito, o seu caráter e a sua glória. Estamos também experimentando a sua paz, a sua alegria e a sua bênção.

Que Deus nos ajude a sermos obedientes, submissos e dependentes dele em todo o tempo e em toda a situação. Amém, amém e amém.

Vânia Luz

Líder,Mentora e Mãe Espiritual

Deixe um comentário